Antes de se tornar um fisiculturista, Shavershian poderia ser descrito como um "garoto magrinho" e um ectomorfo . Quando ele completou o ensino secundário , inspirado por seu irmão a virar fisiculturista, juntou-se a academia local e começou a treinar. Ele começou a aprender sobre nutrição e treinamento e aplicá-lo em sua busca para se tornar um fisiculturista. Seus fisiculturistas pro fissionais favoritos eram o ator e político Arnold Schwarzenegger e Frank Zane . Em entrevista ao site bodybuilding, (www.simplyshredded.com), Shavershian recorda que, inicialmente, ele queria ser um fisiculturista para "impressionar as garotas". Ele diz que olhava para imagens de bodybuilders e dizia que um dia iria ser como eles. Com quase quatro anos de treino constante Shavershian declarou que:
Eu posso dizer com segurança que a minha motivação para treinar vai muito além do que as pessoas simples mente imaginam, é derivado da sensação de ter metas e alcançá-las e de me superar na academia. Eu absolutamente amo isso, a sensação de levantar a última repetição , sentir a pele rasgando é algo que eu não me vejo sem.
Antes de sua morte, Shavershian teve sua própria marca de proteína, chamada "Proteína dos Deuses" (Protein of the Gods), lançada em junho de 2011. Assim como uma linha de roupas e em 17 de Maio de 2011, lançou o livro de mallhação A Bílbia do Fisiculturismo do Zyzz (Zyzz's Bodybuilding Bible), com base em uma compilação de conhecimento de musculação que ele adquiriu ao longo dos quatro anos de treinamento . Ele afirmou que a internet ajudou a construir a sua marca, e foi finalmente possível estabelecê-la através do uso de mídia social.
Abuso de Esteróides e Anabolizantes
Em 14 de julho de 2011, o irmão Shavershian foi preso por posse de esteróides anabolizantes. Depois da morte de Aziz, ele declarou-se culpado. The Sydney Morning Herald cobriu o caso, e incluiu uma foto de Aziz, que opôs-se à utilização de sua imagem para ilustrar o que era essencialmente um artigo sobre o uso indevido de esteróides anabolizantes. Quando perguntado pelo The Daily Telegraph, Aziz negou o uso de esteróides, e afirmou que sua forma corporal foi devido ao trabalho árduo no ginásio e uma dieta rigorosa. De acordo com o Sydney Morning Herald, a empresa que empregava Aziz como stripper sustentava que ele era um cara adorável "para além dos esteróides". Dentre as frases Shavershian frequentemente utilizava está: "andar de bicicleta" que, segundo o The Daily Telegraph é "gíria ginásio para a utilização de um ciclo de esteróides".